Canadá anuncia que não enviará atletas para os Jogos de 2020
Os comitês olímpico e paraolímpico do Canadá anunciaram que não enviarão equipes do país aos Jogos em Tóquio se os eventos forem realizados este ano.
Fizeram domingo o anúncio da decisão, em meio à disseminação do novo coronavírus.
As duas entidades pediram ao Comitê Olímpico Internacional (COI), ao Comitê Paraolímpico Internacional e à Organização Mundial da Saúde que adiem os Jogos por um ano.
Os comitês canadenses declararam: “Nada é mais importante que a saúde e a segurança dos nossos atletas e da comunidade mundial.”
E o Comitê Olímpico Australiano divulgou nota que diz: “Os atletas da Austrália devem se preparar para participar dos Jogos Olímpicos em Tóquio no verão de 2021 no hemisfério norte.”
A nota foi divulgada depois que o COI disse ter iniciado discussões sobre como tratar a questão dos Jogos em Tóquio, até mesmo a possibilidade do seu adiamento.
O comitê da Austrália acrescentou: “Está claro que os Jogos não podem ser realizados em julho. Os nossos atletas têm sido esplêndidos em sua atitude positiva de treinar e se preparar, mas o stress e a incerteza são um grande desafio para eles.” (NHK, emissora pública do Japão)