Instituto Senai em Alimentos e Bebidas impressiona cúpula do Inmetro às vésperas de auditoria 

Publicado em 24.03.2022 às 20:58

Na Casa da Indústria, presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, e técnicos conversam com o presidente da Fieg, Sandro Mabel
Foto: fotos Alex Malheiros 21-03-2022 (104)

Em contagem regressiva para confirmar, em abril, o credenciamento do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas como 2º laboratório de Goiás e da Rede Senai de Metrologia com o status junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Sistema Fieg recebeu segunda-feira (21/03), na Casa da Indústria, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, acompanhado do assessor Marcelo Pagotti e de Leonardo Batista Paiva, coordenador geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade.
No encontro, o presidente da Fieg, Sandro Mabel, diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir José Bonatto, e o gerente de Tecnologia e Inovação, Rolando Vargas Vallejo, apresentaram os laboratórios de microbiologia e físico-química do IST, que aguardam para passar no ‘teste de fogo’ de auditoria do Inmetro para acreditação do escopo oficial exigido pelo Mapa (matrizes de carne, leite, ovos, mel, pescado). Após essa auditoria, o Instituto poderá solicitar ao Mapa a auditoria de credenciamento em busca do status.
O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, se disse impressionado com os projetos apresentados e o empenho do Sistema Fieg em oferecer educação básica e qualificação profissional de excelência para a indústria. Por analogia, Guerson destacou que o Inmetro atua no fortalecimento das empresas, ao proporcionar melhoria da qualidade e da segurança de produtos e serviços. “Nós trabalhamos para fornecer soluções tecnológicas de infraestrutura de qualidade ao setor produtivo”, disse ele, ponderando que o Brasil precisa urgentemente de uma política industrial para avançar nesse campo.
Por sua vez, Sandro Mabel destacou investimentos em laboratórios, em avanços tecnológicos, para melhorar as condições das empresas em Goiás, gerando mais competitividade para o setor produtivo, e ressaltou a constante preocupação do Sistema Indústria em priorizar a qualificação profissional, investir em equipamentos de ponta para os laboratórios e atender às necessidades dos industriais com soluções em tecnologia. 
O líder do Sistema Indústria apresentou a meta do Senai para este ano, de formar mais de 100 mil profissionais em diversas modalidades e ocupações, além de construir nova unidade em Goiânia, direcionada para formação profissional com foco na Indústria 4.0, a Escola Plus Sesi Senai. Sandro Mabel enfatizou a recente criação, pela Fieg, do Conselho Pensadores da Educação do Futuro, um movimento inédito no Sistema Indústria no País, que reúne 12 especialistas renomados nacionalmente, com a missão de discutir a educação e suas vertentes para os próximos anos.