Anápolis:  Castramóvel fará cirurgias de castração neste sábado, 26 

Publicado em 25.03.2022 às 13:08


O Castramóvel será mais um dos serviços disponibilizados durante o lançamento do projeto “Vem e Faz”, da Prefeitura de Anápolis, que acontecerá amanhã, 26, no Parque da Jaiara. O atendimento para castração de pets é exclusivo para famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Interessados que tenham cães e gatos podem procurar a equipe da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, durante o evento, para preenchimento de cadastro.

É importante ressaltar que o cidadão terá que aguardar o processo de triagem realizado por uma equipe técnica atestando que a família do animal se enquadra no perfil socioeconômico para receber o benefício. “Outras famílias que não puderem ser atendidas no dia do evento, mas que também se enquadram nesse critério, serão atendidas ao longo de todo o programa, que durará mais de 30 dias naquela região, sendo também direcionadas às clínicas conveniadas, ou no retorno do Castramóvel. O importante é que todos os que foram cadastrados serão atendidos”, informou o diretor de Vigilância em Saúde, Gúbio Dias Pereira.

A secretária de Integração Social, Andrea Lins, explicou que serão priorizadas as famílias inscritas no Cadastro Único, que tenham renda mensal de até meio salário mínimo per capita. “Para se cadastrar, a família pode procurar uma de nossas unidades do CRAS do município. Lá, ela vai preencher um formulário e será dado o encaminhamento para essa família procurar o serviço do Castramóvel, bem como serão realizadas ações agendadas para esse serviço.” Segundo ela, a importância dessa iniciativa é a de promover “a equidade social, de canalizar as ações a situações mais relevantes para o controle populacional de cães e gatos que estejam localizados nas comunidades de baixa renda.”

Fernanda Gonçalves Rodrigues, de 35 anos, acha muito importante o serviço do Castramóvel devido ao grande número de abandono de animais nas ruas. “As pessoas às vezes têm um pet, mas não possuem condições de criar os filhotes e acaba os deixando, e isso é muito triste. Eu mesma tenho três e realizar a castração me dá condições financeiras de ter mais cuidado com eles.” Ela estava fazendo o cadastramento de sua gatinha, que de acordo com ela, teve uma cria e perdeu todos os seus filhotes. “Preocupamos com a saúde deles porque os tratamos como se fossem da família.”

A castração em cães e gatos, além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, entre elas o câncer. Nas fêmeas, ela previne o câncer de mama, e nos machos, o de próstata. Por isso, quanto mais cedo o animal for castrado, melhor. Para realizar o procedimento, o animal deve estar em jejum de água e comida por pelo menos oito horas.