• Rogério Cruz abre quinta edição do Programa Saúde Mais perto de Você

    Publicado em 20.03.2023 às 05:13

    O prefeito Rogério Cruz abriu, neste sábado (18/03), a quinta edição do programa Saúde Mais Perto de Você. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria de Saúde (SMS), ocorre na Unidade de Saúde da Família Riviera, na Avenida Liberdade, APM 08, Conjunto Riviera, Região Leste da capital. Os atendimentos aos moradores ocorrem das 08h às 17h.

    “A prefeitura trata esse programa com muito carinho, atenção e responsabilidade para com a população goianiense. E hoje, aqui na região Leste, na Unidade de Saúde da Família Riviera, Conjunto Riviera, trabalhando em conjunto, trazendo saúde para as pessoas, para que nós tenhamos o melhor atendimento possível. São mais de mil atendimentos a cada final de semana”, destacou Rogério Cruz.

    Para o prefeito, o programa Saúde Mais Perto de Você “é resultado do esforço das nossas unidades de saúde do município, com a participação ativa dos servidores da Secretaria de Saúde”. “Atendemos, todos os sábados, mais de mil pessoas, com exames, consultas médicas. São exames que as pessoas estão esperando há muito tempo, e que aguardam o chamamento para realizá-los”, pontua. “Esse programa tem dado resultados muito positivos. Temos a certeza de que a população está sendo bem servida na área da saúde”, disse. 

    O secretário Durval Pedroso destacou que o programa Saúde Mais Perto de Você é feito para a população, para levar saúde mais fácil, mais acessível para toda a população de Goiânia. “O prefeito Rogério Cruz, extremamente preocupado com o acesso à saúde, principalmente no pós-pandemia, nos determinou que tivéssemos um programa que pudesse favorecer o acesso a exames como ultrassom e colpocitologia, e atendimentos em geral. E essas unidades ficam ociosas aos sábados. Trazer esses atendimentos aos sábados é um ganho muito grande para a população”, pontuou Pedroso.

    Tomázia Pereira Fonseca, de 58 anos, moradora do Riviera, se disse satisfeita com o programa da Prefeitura de Goiânia, e que compareceu ao local para consulta médica e oftalmológica. “Acabei de passar pelo oftalmologista, e estou com suspeita de glaucoma. O médico pediu mais exames que serão realizados aqui na USF Riviera mesmo”, contou a dona de casa, que fará todo o tratamento na unidade mesmo, se necessário.

    Lançamento
    O programa Saúde Mais Perto de Você foi lançado em fevereiro passado, pelo prefeito Rogério Cruz, na Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Planalto, região Noroeste de Goiânia, com a expectativa de que sejam realizados aproximadamente 33 mil atendimentos durante todo o ano, em bairros periféricos da capital. Os atendimentos médicos são realizados aos sábados.

    O programa tem por objetivo ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços oferecidos pela Atenção Primária à Saúde. Na primeira edição, foram realizados em torno de 1,5 mil atendimentos, com disponibilização de 400 consultas médicas em oftalmologia, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, mamária e de próstata abdominal), exames de eletrocardiograma, além de solicitações de mamografia.

    Durante todo o ano, o programa realizará consultas em oftalmologia, exames de ultrassom (abdominal, próstata, mama, transvaginal), atendimentos com execução de eletrocardiograma, dentre outros serviços. Todos os casos de encaminhamento são acompanhados pela equipe de estratégia da família da unidade de saúde.

    Curso
    Mais cedo, o prefeito Rogério Cruz prestigiou a abertura do curso de Gestão Pública, que é oferecido aos servidores da prefeitura pelo Sindicato dos Trabalhadores do Município de Goiânia (SindiGoiânia).

    São nove módulos de cursos e 630 servidores inscritos. “Fiz questão de estar aqui para dar boas-vindas a vocês que são o coração da gestão municipal. Quando vocês se capacitam, quem ganha é administração e, mais ainda, a população quando busca os serviços prestados por vocês. Agradeço por dedicarem este sábado para aprender ainda mais para servir à cidade”, disse o prefeito, ao dar início à aula de ‘Ética Profissional no Serviço Público’.

    Escrituras
    O prefeito Rogério Cruz também prestigiou, na manhã deste sábado (18/03), o evento que, por intermédio de parceria com a Prefeitura de Goiânia, a Agência Goiana de Habitação (Agehab) entregou 485 escrituras a famílias que residem na Região Noroeste da capital, sendo 58 do Bairro da Vitória, 24 do Boa Vista, 55 do Jardim Primavera, 34 do Bairro da Floresta, 209 do Jardim Curitiba, 38 do Bairro São Carlos, 28 do São Domingos e 42 da Vila Mutirão. A entrega dos documentos ocorreu no Colégio Estadual Nazir Safatle, localizado no Jardim Curitiba 2.

    “Estamos empenhados em regularizar grande parte dos imóveis de setores em Goiânia. Esse trabalho em conjunto com o Governo de Goiás, por intermédio da Agehab, tem nos trazido muitas alegrias e, assim, estamos conseguindo, juntos, proporcionar dignidade a essas famílias, com um único objetivo: que nossas ações resultem em benefícios à população e de forma gratuita”, destacou Rogério Cruz. 

    Segundo o presidente da Agehab, Pedro Sales, o estado tem desenvolvido, em parceria com as prefeituras, um trabalho que seria muito difícil para as famílias em função do alto custo e da burocracia envolvida. “Além de garantir a propriedade, dando segurança e estabilidade jurídica para os moradores, o documento ainda causa impacto econômico na região, pois o bairro regularizado recebe equipamentos urbanos, investimentos e se desenvolve mais”, ressaltou.