Na Coreia do Sul, André Rocha aponta caminhos para inovação e novos negócios em Goiás
Com foco na prospecção de parcerias e na atração de investimentos tecnológicos para o Estado o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha. e a presidente da Fieg + Solidária, Priscila Rocha, cumprem agenda oficial na Coreia do Sul. A programação nos dias 20 e 21 de outubro incluiu encontros institucionais e visitas técnicas em Seul e Incheon. como parte da Missão Empresarial Fiems Ásia 2026.
Na cidade de Incheon, a comitiva conheceu o modelo educacional e urbano de Songdo, distrito planejado de alta tecnologia. A agenda incluiu visita à Chadwick International, escola de referência em inovação e robótica. Para André Rocha, a experiência sul-coreana reforça a conexão direta entre educação de base e competitividade industrial. “Não basta investir em máquinas e inteligência artificial sem a mesma determinação na formação de quem vai operá-las e criar as próximas tecnologias. O futuro da indústria não começa no chão de fábrica; começa na sala de aula”, destaca.
Goiás no radar de novas parcerias
Em Seul, ao lado da comitiva da Fiems, os líderes industriais goianos foram recebidos na Embaixada do Brasil pelo embaixador Fernando Pimente. lNo encontro, a delegação debateu o panorama econômico do país asiático, cujo PIB per capita supera em três vezes o brasileiro, e as possibilidades de cooperação com Goiás.
Ao lembrar que há 40 anos a renda per capita sul-coreana era inferior à do Brasil, André Rocha destacou o potencial de atração de negócios para o Estado. “A Coreia do Sul é um mercado exigente, com alto poder aquisitivo e domínio de tecnologias que moldam o futuro. Temos capacidade de expandir parcerias comerciais e a meta é, em breve, liderar uma missão empresarial exclusivamente goiana com esse propósito”, afirmou.