Programa Em Frente Brasil avança em Goiânia

Publicado em 3.02.2020 às 19:24

A questão da Segurança Pública é um tema alvo de ações e discussões por parte da Prefeitura de Goiânia. Nesta segunda-feira (03/02), o prefeito Iris Rezende recebeu representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública para discutir o avanço do “Programa Em Frente Brasil”. O projeto, que visa elevar a cidadania e a qualidade de vida das pessoas extinguir focos de conflitos na cidade, foi lançado na capital em agosto do ano passado. 

Durante a audiência, ficou definido que o próximo passo do programa é o compartilhamento de dados de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) para que o Ministério da Justiça possa intensificar as estratégias de Segurança Pública na capital. 

Atualmente, os dados do município já são compartilhados com o Governo de Goiás. Nas próximas semanas, no entanto, as informações serão repassadas também para o Governo Federal. “Vamos utilizar todos os instrumentos possíveis para garantir maior segurança aos nossos moradores. Já iniciamos uma parceira com o Governo do Estado, fornecendo nossos dados, e agora faremos o mesmo com Ministério da Justiça. O desenvolvimento da tecnologia da informação será utilizado em prol da famílias da nossa cidade”, garantiu o prefeito Iris Rezende. 

A reunião contou com a participação de Wanderley José Silva Júnior, coordenador geral de Gestão e Integração de Dados do Ministério da Justiça, Welton Rodrigo e Eduardo Fernandes, ambos representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O titular da Seplanh, Henrique Alves, os vereadores Sargento Novandir, Felisberto Tavares e o inspetor da GCM Gilásio Athaíde Cavalcante também participaram da audiência. 

Próxima fase
Goiânia foi a primeira capital do país a receber o “Programa Em frente, Brasil”. Inicialmente, o projeto teve como objetivo garantir colaboração entre municípios, estados e União na redução de índices de violência em cinco cidades, uma em cada região do Brasil. Além de Goiânia, para o projeto-piloto foram selecionados as cidades de Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR).

Na primeira fase do programa, foram destinados R$ 4 milhões para ações de segurança pública, além de emprego de efetivo policial. Na segunda etapa, são previstas ações sociais nas regiões selecionadas. Conforme o Ministério da Justiça, há uma linha de crédito de R$ 200 milhões para a implantação de projetos nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo.