Balança comercial fecha janeiro com primeiro déficit desde 2015

Publicado em 4.02.2020 às 09:03

A queda na cotação de diversos produtos internacionais e a redução do embarque de alguns itens fizeram a balança comercial fechar janeiro com o primeiro déficit em cinco anos.

No mês passado, o país importou US$ 1,75 bilhão a mais do que exportou. Este é o resultado mais baixo para o mês desde 2015.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia, o saldo da balança comercial caiu por dois fatores: o primeiro foi a exportação de uma plataforma de petróleo que aconteceu em janeiro do ano passado e não se repetiu este ano. O segundo foi a queda no preço de vários bens primários e a menor demanda da China, o maior parceiro comercial do Brasil.

Por causa de uma doença que afetou o rebanho suíno em diversas partes da Ásia, a China diminuiu as compras de soja e de milho, usados como ração para porcos. As exportações de carne bovina que puxaram a inflação nos últimos meses subiram em janeiro, mas não em ritmo suficiente para compensar a queda em outros produtos.

Por causa da peste suína, a China passou a comprar mais carne bovina do Brasil, o que pressionou a inflação nos últimos meses. (
Wellton Máximo, da Agência Brasil)