• Emater ministra oficina gastronômica com plantas alimentícias não convencionais em Dia de Campo

    Publicado em 4.02.2020 às 18:09

    O Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica chega a sua sétima edição no dia 14, sexta-feira, às 8 horas, na Fazendinha Agroecológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Santo Antônio de Goiás, município da Região Metropolitana de Goiânia. Neste ano, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) participa ministrando a oficina gastronômica “Sabor e Saúde”, que irá ensinar aos participantes receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

    De acordo com a extensionista da Emater, Janete Alves, uma das instrutoras do workshop, os alunos irão aprender a preparar e executar três receitas, wrap de tapioca roxa, mini-omelete de forno e crepioca enriquecida. Todos os pratos levam em sua composição diferentes espécies de PANCs, termo que denomina plantas ainda pouco difundidas mas com enorme potencial nutritivo, como hana-nirá e ora-pró-nóbis. A extensionista Neurileide Maria também será responsável pela condução das aulas.

    Além disso, a programação conta com palestras, sorteio de brindes e Feira Agroecológica. Entre os temas discutidos estão os avanços científicos sobre plantas medicinais, a importância da adubação verde em sistemas agroecológicos de produção e os efeitos da adubação orgânica sobre a fertilidade do solo e a produtividade dos grãos.

    Realizado anualmente, o Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica é fruto de uma parceria entre Emater, Embrapa Arroz e Feijão, Instituto Federal Goiano (IFG) – Campus Urutaí e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

    A ação é destinada aos agricultores, estudantes e visitantes interessados em debater técnicas e práticas sustentáveis.

    Mais informações: (62) 3201-8767