Goiânia ganha novo sistema de monitoramento por câmeras

Publicado em 4.02.2020 às 18:40

A Prefeitura de Goiânia apresenta nesta quarta-feira (5/1), às 9 horas, no Salão Nobre do Paço Municipal, o novo sistema de monitoramento por câmeras da capital, que está recebendo 55 novos equipamentos em vários pontos da cidade. Nesta primeira etapa, as câmeras serão distribuídas em oito pontos da cidade, com destaque para as o Setor Central e Setor Norte Ferroviário, que receberão cerca de 25 equipamentos. 


A instalação das câmeras faz parte de uma série de investimentos por parte das empresas de telefonia na capital, visando à expansão da rede de telecomunicações. Dos 55 equipamentos que compõem essa primeira etapa, cinco câmeras já estão instaladas e em pleno funcionamento na Rua do Lazer, espaço que foi revitalizado pela Prefeitura de Goiânia e entregue à população em outubro de 2019. Outros equipamentos aguardam a conclusão da instalação do cabeamento para entrada em funcionamento.


Todos esses investimentos estão sendo coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e são realizados como contrapartida  para que algumas empresas de telefonia utilizem espaços públicos da cidade para a instalação e funcionamento de infraestrutura de Estação Rádio Base (ERB). “Desde 2017 o município conta com uma nova regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, o que possibilitou maiores investimentos financeiros e tecnológicos por parte das empresas. Com isso, conseguimos converter parte desses investimentos pela utilização dos espaços públicos em benefício da própria população”, afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Henrique Alves. 


Além de proporcionar maior segurança à população, através do monitoramento 24 horas, há outra novidade. Serão instalados ainda sensores de um sistema chamado Internet of Things (IOT), em livre tradução, Internet das Coisas, que são sensores que coletam informações técnicas dos locais onde estão instaladas, como, por exemplo, qualidade do ar e temperatura, que servirão de subsídios para a gestão em  estudos e ações nas mais diversas áreas. 


O Centro de Gestão Integrada (CGI), coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) é outro local que recebeu investimento com instalação de novas câmeras. A central recebeu 12 telas de LED de 50 polegadas e quatro microcomputadores de última geração, que criaram duas novas posições de monitoramento no CGI. 


No total, a cidade deve receber até o final deste ano cerca de 500 câmeras de monitoramento. “Com a instalação desses equipamentos, teremos rede maior de monitoramento e informações sobre a cidade e poderemos dar maior segurança à população, além de possibilitar à administração municipal informações em tempo real que poderão auxiliar na resolução de demandas urgentes em tempo hábil”, afirma Henrique Alves.