• Brasil fecha parceria com União Europeia para trabalhar em projetos de combate à Covid-19

    Publicado em 25.05.2020 às 20:42

    O Governo Federal fechou uma parceria entre pesquisadores do Brasil e da União Europeia para trabalharem em projetos relacionados a ações nas áreas de diagnóstico, tratamento e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. O anúncio da parceria foi feito durante videoconferência realizada na sexta-feira (22). 

    O programa de cooperação “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação” selecionou 12 projetos de pesquisa, seis deles relacionados diretamente ao combate à Covid-19, e outros seis em setores estratégicos como agricultura, meio ambiente e energia. 

    Durante a videoconferência, Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, destacou que cientistas de todos os países estão empenhados em encontrar soluções para combater o vírus causador da Covid-19 e seus impactos. “É tempo de aprendizado, de trabalho conjunto e temos várias possibilidades de cooperação. A ciência e a tecnologia têm um papel importante e de grande valor na luta contra a pandemia.”

    Programa

    O projeto “Fomentando Atividades de Geminação em Ciência, Tecnologia e Inovação” começou a ser implementado em 2019, no âmbito dos Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia. O objetivo é apoiar os mecanismos de “geminação de atividades colaborativas”, entendidos como a colaboração em algumas atividades de pesquisa em projetos de interesse mútuo, para promover a aprendizagem entre pares, a parceria, o diálogo e o intercâmbio de experiências.

    O projeto é coordenado pelo MCTIC e pela Direção Geral de Pesquisa e Inovação (DG RTD) da Comissão Europeia. A iniciativa conta com o apoio de agências brasileiras de fomento, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

    Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações