Nave da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

Publicado em 1.06.2020 às 12:54

Uma espaçonave americana com dois astronautas da Nasa a bordo chegou, com sucesso, à Estação Espacial Internacional.

A Crew Dragon, desenvolvida pela firma americana SpaceX, se acoplou à Estação pouco depois das 14 horas (UTC, Horário Universal Coordenado) de domingo, após 19 horas de voo a partir do lançamento feito na Flórida.

Esta é a primeira nave de uma empresa privada, com tripulação, a chegar à Estação Espacial Internacional. A missão americana também é a primeira em 9 anos a usar um foguete construído no país, após a desativação da frota de ônibus espaciais.

Esta jornada é o teste final para a Crew Dragon. Caso seja bem sucedida, a Nasa afirmou que vai conduzir o primeiro lançamento da nave em fase operacional no dia 30 de agosto. O astronauta japonês Noguchi Soichi vai ser um dos tripulantes.

Noguchi disse à NHK que está impressionado com a tranquilidade dos dois astronautas e dos funcionários da Nasa e da SpaceX em conduzir esta missão.

Noguchi disse acreditar que o desenvolvimento espacial pelo setor privado deve abrir caminho para diversos usos do espaço sideral, incluindo turismo e hotelaria, da mesma forma como ocorreu com a invenção de aviões.

Noguchi acrescentou que, pela primeira vez em 10 anos, está cada vez mais consciente de que sua vez de embarcar está chegando. Ele disse que vai focar em se preparar para o lançamento, com o qual espera empolgar e impressionar o público.(NHK, emissora pública do Japão)