Covid-19: Reino Unido registra 155 mortes num dia e total sobe para 43.730

Publicado em 30.06.2020 às 18:32

O Reino Unido registrou 155 mortes de pessoas infectadas com o novo Coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando para 43.730 o total desde o início da pandemia da Covid-19, informou o ministério da Saúde britânico.

Foram realizados 133.467 testes, dos quais 689 deram positivo, pelo que o número de casos de infeção desde o início da pandemia aumentou para 312.654. 

Na segunda-feira tinham sido comunicadas 25 mortes e 815 novos infetados, mas os valores durante o fim-de-semana podem ser afetados pela demora no processo administrativo do registo dos óbitos. 

Um surto na cidade de Leicester, no norte de Inglaterra, levou o Governo britânico a decretar um confinamento local, com o encerramento de lojas de bens não essenciais e escolas. 

O Ministro da Saúde, Matt Hancock, disse hoje à BBC que a decisão foi tomada porque “ficou claro que este surto não estava a ser controlado” com o aumento de testes e outras medidas de monitorização pelas autoridades locais implementadas há cerca de uma semana. 

O Ministro disse que as autoridades têm identificado e controlado outros surtos locais, nomeadamente em Kirklees, no norte de Inglaterra, atribuído a uma fábrica de processamento alimentar, ou em Weston super Mare, no sudoeste, num hospital.

Porém, a dificuldade em controlar a situação em Leicester, sob vigilância há quase duas semanas, sugere que existe uma transmissão do vírus na comunidade, pelo que o governo teve de adotar medidas mais rigorosas. 

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 505.500 mortos e infetou mais de 10,32 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

C/Lusa/ RTP, emissora pública de Portugal