Unidades Básicas de Saúde de Aparecida realizam mais de 12 mil testes RT-PCR em um mês

Publicado em 28.08.2020 às 16:11

Desde a segunda quinzena de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou ainda mais a testagem em massa da Covid-19 para a população seguindo as estratégias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com resultados satisfatórios com exames sendo realizados em sete Unidades Básicas de Saúde. Desde que iniciaram a testagem, até esta semana, as UBS’ fizeram mais de 12 mil coletas para o exame RT-PCR, considerado internacionalmente como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico.

“Já realizamos, desde 22 de abril deste ano, mais de 84 mil exames do tipo RT-PCR e as 40 UBS’s de Aparecida são parte essencial dessa trajetória que tem se mostrado eficaz para enfrentarmos a pandemia com mais segurança para a população. Sete delas fazem coletas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, mas todas estão aptas a atender, nesses mesmos dias, das 7 às 17 horas, sem agendamento prévio, pessoas com sintomas e/ou que tiveram contato com alguém que testou positivo para a Covid-19. Isso facilita o acesso dos moradores do município à testagem em massa para deter a disseminação do Coronavírus diagnosticando precocemente a doença, isolando os pacientes e tratando-os para impedir o agravamento dos casos. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde (SMS) tem conclamado a população a buscar atendimento já nos primeiros sintomas para aumentar as chances de cura e a proteção à comunidade”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Além das UBS’s, os testes RT-PCR são realizos nos três drive-thrus – Cidade Administrativa, Jardim Boa Esperança e Setor Garavelo – (este terceiro foi implantado nesta semana) e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). Ao todo, até está quinta-feira, 27, foram feitos 84.389 testes em toda a cidade. LEIA MAIS

Link com cenas de arquivo de testagem em ubs – https://1drv.ms/f/s!AjMieNPhjY7rgeVANk1cbWbePT1-Gg

Link com entrevista com Gustavo Assunção – Superintendente de Atenção a Saúde da SMS – https://we.tl/t-CFCqwiHkh4