Anápolis recebe mais duas ambulâncias para ampliação de frota

Publicado em 3.03.2020 às 12:00

Exemplo de funcionamento em todo o estado de Goiás, o Samu de Anápolis garantiu – pela primeira vez, desde sua implantação na cidade – a ampliação de sua frota. As duas viaturas de suporte básico serão entregues nessa quinta-feira, 5, e vão se juntar às quatro já existentes desse modelo e também às duas de suporte avançado, passando de seis para oito ambulâncias de resgate, além de duas motolâncias.

O projeto de ampliação do Samu de Anápolis, feito pela atual gestão da Prefeitura Municipal, contemplou ainda a criação de uma base em Corumbá de Goiás com duas viaturas e a aquisição de mais uma ambulância para a base de Pirenópolis. Lembrando que a Central de Anápolis atende aos municípios que compõem toda a Regional Pireneus: Alexânia, Abadiânia, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, Cocalzinho, Pirenópolis, Corumbá de Goiás, Padre Bernardo e Mimoso de Goiás. Na região, são quase 490 mil habitantes amparados pelo Samu 192.

Todo processo de ampliação veio após a renovação de toda a frota alcançada no ano passado junto ao Ministério da Saúde, devido à excelência do serviço realizado pelo Samu de Anápolis. As viaturas, mais modernas, chegaram para substituir as antigas que passaram a compor a reserva técnica, num total de quatro, um ganho da atual gestão que garante a funcionalidade integral do atendimento.

Outra função para as ambulâncias antigas é o transporte sanitário que, após autorização do Ministério da Saúde, podem ser utilizadas para remoção de pacientes que não sejam casos de alta complexidade. Atualmente são sete viaturas destinadas para esta finalidade que também serão substituidas.

Atendimento

O Samu tem como missão prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Em Anápolis, o 192 recebe cerca de cinco mil ligações por mês que são convertidas em atendimento à população, seja por orientação, resgate, entre outras situações de urgência e emergência, quando a pessoa corre risco de morte e/ou possui um agravo traumático ou clínico que requer encaminhamento para o hospital.

Atualmente, além das ambulâncias de suporte avançado e básico e as motolâncias, fazem parte da estrutura do Samu em Anápolis, a sede com a Central de Regulação, na Avenida JK, e o posto de atendimento, na Vila Jaiara. São cerca de 1.500 atendimentos e 4 mil ligações mensais. Agora há também o serviço aeromédico, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com dois helicópteros e um avião.

Serviço

Entrega de ambulâncias para ampliação da frota do Samu

Data: 05/03/20

Horário: 8h30

Local: Av. Juscelino Kubitscheck, 2052, JK Nova Capital