Em mini-carreata na Região Noroeste, Maguito se compromete a criar polos industriais em Goiânia

Publicado em 11.10.2020 às 18:00

Em atividade de campanha na Região Noroeste da Capital, neste domingo (11), o candidato a prefeito pela coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, Maguito Vilela (MDB), reforçou o compromisso de criar polos industriais para alavancar a geração de empregos na capital e incrementar a arrecadação fiscal do município. Para a região Noroeste, Maguito também prevê investimentos na área da Saúde, como a construção de um Centro de Especialidades Clínicas. 

“Participei da construção de muitos bairros da Região Noroeste, ao lado de Iris Rezende. Sendo eleito prefeito, vou desenvolver projetos para alavancar a economia da cidade com a implantação de polos industriais”, falou sobre uma de suas propostas, que contempla a criação de nove polos produtivos e ainda reforço nos arranjos produtivos locais.

Quando governador de Goiás (1994-1998), Maguito Vilela viabilizou a instalação de indústrias importantes para o Estado, como a Perdigão (hoje BR Foods) em Rio Verde e a Mitsubishi, em Catalão. Em Aparecida de Goiânia, Maguito consolidou os seis centros industriais, responsáveis pela geração de milhares de empregos no município, que experimentou nos últimos dez anos um um crescimento exponencial no número de empresas instaladas: passaram de cerca de 6 mil CNPJs ativos para mais de 30 mil. O resultado disto é um crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade em torno de 17% ao ano, de longe o que mais cresceu em Goiás (total de 121,6% em dez anos, segundo o IBGE). Para efeito de comparação, o PIB brasileiro cresceu anualmente uma média de 1,3% no mesmo período.

Para Goiânia, o candidato prevê a instalação de indústrias que agreguem tecnologia, como produção de placas fotovoltaicas e dispositivos eletrônicos para atender o agronegócio. “Podemos ainda receber as indústrias de drone, aparatos importantes para a fiscalização das cidades, controle de queimadas, para vigiar as propriedades rurais. Também queremos a indústria de aviões agrícolas e muitas outras para desenvolver nossa economia e fazer de Goiânia uma das melhores cidades para se viver”, afirmou. 

A Região Noroeste de Goiânia abriga uma das maiores obras do município, o trecho Norte do BRT, que está fase final e vai beneficiar 120 mil passageiros por dia em toda a extensão quando entrar em operação. “Tenho repetido que vamos concluir todas as obras de Iris Rezende para melhorar a vida da população. Sempre cuidei muito de pessoas, sempre atuei muito na área social e na infraestrutura, e vou continuar atuando”, disse ao citar que as obras de mobilidade em execução na região são importantes para garantir qualidade de vida da população. 

Na área da Saúde, Maguito propõe a criação dos Centros de Especialidades Clínicas – um deles na Região Noroeste. As estruturas vão facilitar o acesso da população à saúde pública especializada e permitir a realização de cirurgias eletivas, que não dependem de internação. O programa de gestão do emedebista também prevê a criação do primeiro Hospital Municipal de Goiânia e implantação do Prontuário Eletrônico em toda rede de saúde municipal. 

O candidato a vice-prefeito, vereador Rogério Cruz (Republicanos), o presidente do MDB em Goiás, Daniel Vilela, e a esposa de Maguito, Flávia Teles, também participaram do ato que visitou ruas e avenidas dos bairros Vila Mutirão, Estrela Dalva, Jardim Curitiba, Vila Finsocial, Bairro da Vitória, Balneário Meia Ponte e Alto do Vale. Ainda neste domingo, Maguito Vilela participa de uma live com a vereadora Tatiana Lemos (PC do B).