• Saúde de Aparecida de Goiânia abre mais três UBS’s para a Vacinação contra a Pólio e a Multivacinação

    Publicado em 22.10.2020 às 10:28

    Para reforçar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia infantil) e Multivacinação, realizada até 30 de outubro, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia disponibilizou mais três salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Independência Mansões, Alto Paraíso e Garavelo Park (está a partir do dia 26) totalizando 29 pontos em toda a cidade. Durante a mobilização, todos os protocolos e diretrizes de segurança que visam o controle da COVID-19 serão seguidos criteriosamente. 

    Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Num deles, no Cais Nova Era (Avenida São João Batista, Quadra 1/7, Setor Jardim Nova Era), a vacinação será apenas para adultos a partir do próximo dia 26. Por isso, a SMS remanejou esse atendimento e as crianças da região do Nova Era devem ser vacinadas nas UBS’s Cruzeiro do Sul e Ilda, que ficam a cerca de 3km do Cais. 

    Especialistas da SMS alertam a população para a importância de vacinar os pequeninos e atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos também contra males como o sarampo e a febre amarela, dentre outros, e lembram que o Brasil enfrenta risco de aumento de doenças. Em Aparecida, a meta da SMS é a de imunizar mais de 99 mil pessoas das faixas prioritárias (crianças menores de 1 a 5 anos de idade e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade). 

    Vacinação essencial 

    A Coordenação de Imunização da SMS conclama a população para levar suas crianças para serem vacinadas porque essa imunização é indispensável e pode salvar vidas e evitar sofrimentos.

    Serão oferecidas vacinas que protegem contra várias doenças como: febre amarela, BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra varicela e hepatite A.

    Proteção para todas as idades 

    O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo prioritário é o das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas todas as pessoas de até 49 anos com esquemas vacinais incompletos devem ir aos postos para fazer a atualização e se proteger contra uma série de enfermidades, além de contribuir para a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. 

    Pontos de Vacinação até o dia 30/10 (Funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h): 

    01 Centro de Atendimento Ambulatorial

    02       Cais Nova Era        

    03       Centro de Saúde Papillon Park

    04       UBS Colina Azul     

    05       UBS Andrade Reis  

    06       UBS Bandeirantes  

    07       UBS Campos Elíseos         

    08       UBS Jardim Florença         

    09       UBS Mansões Paraíso       

    10       UBS Veiga Jardim   

    11       UBS Cândido de Queiroz  

    12       UBS Alto Paraíso     

    13       UBS Caraíbas          

    14       UBS Delfiore 

    15       UBS Madre Germana         

    16       UBS São Pedro       

    17       UBS Jardim Olímpico         

    18       UBS Parque Trindade        

    19       UBS Jardim dos Buritis      

    20       UBS Nova Olinda    

    21       UBS Retiro do Bosque       

    22       UBS Pontal Sul II     

    23       UBS Cruzeiro do Sul          

    24       UBS Bairro Ilda        

    25       UBS Bela Vista        

    26       UBS Rosa dos Ventos       

    27 UBS Ind. Mansões

    28 UBS Alto Paraíso

    29 UBS Garavelo Park

    * Cais Nova Era com horário de Atendimento das 7H30 às 18h00 e a partir do dia 26 só vacinará adultos.

    UBS Garavelo Park funcionando a partir do dia 26.