Estudo mostra que anticorpos após infecção por Covid-19 podem durar 6 meses

Publicado em 2.12.2020 às 11:30

Pesquisadores japoneses descobriram que indivíduos com Covid-19 apresentam anticorpos por pelo menos seis meses após terem sido infectados.

A Universidade da Cidade de Yokohama, junto de outras instituições, conduziu um estudo com 376 pessoas, na faixa etária dos 20 aos 70 anos, e que foram infectadas pelo coronavírus entre fevereiro e maio. Foram analisadas amostras de sangue tiradas seis meses após os indivíduos terem sido infectados.

Os pesquisadores descobriram que 97% das pessoas que eram assintomáticas ou que desenvolveram sintomas leves, e 100% das que tiveram sintomas moderados ou graves, possuíam os chamados anticorpos neutralizantes.

Anticorpos são um tipo de proteína produzida pelo corpo após uma infecção. Acredita-se que sejam capazes de enfraquecer a atividade viral e prevenir infecções adicionais.

Os pesquisadores dizem que anticorpos mais resistentes tendem a ser encontrados em indivíduos que apresentaram sintomas graves.

Eles afirmam que a descoberta é uma boa notícia para o desenvolvimento de vacinas. Um estudo de acompanhamento será realizado após outros seis meses.(NHK, emissora pública do Japão)