• Iris se emociona em homenagem da OAB-GO

    Publicado em 4.12.2020 às 14:16

    O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, discursou emocionado na manhã desta sexta-feira (4/12), em sessão extraordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), realizada nesta sexta-feira (4/12), no auditório Eli Alves Forte, na sede da seccional goiana. 

    O prefeito embargou a voz e relembrou a vida pública durante o discurso. Emocionado, declarou que a OAB-GO o inspirou durante a vida pública. Ele lembrou a importância da Ordem dos Advogados em defesa da comunidade e das camadas mais sofridas. “A homenagem deste dia é a complementação de tudo que o ser humano pode sonhar”, resumiu. “Eu me realizo plenamente. Não vou esquecer nunca este momento”. 

    Nesta sexta-feira, ele recebeu um certificado como advogado pelos serviços prestados à sociedade e, após, o presidente Lúcio Flávio de Paiva entregou uma placa com um diploma, em nome do Conselho Seccional em homenagem a Iris Rezende. “Ao advogado Iris Rezende Machado nosso reconhecimento pela inspiradora história de vida, sempre dedicada à causa pública com muito empenho e paixão. A advocacia goiana aplaude jubilante sua histórica e inequívoca contribuição com a democracia, a cidadania e o bem-estar do povo de Goiás”, leu Lúcio Flávio, os dizeres escritos no diploma.

    “São os advogados que impõe mudanças de comportamentos aos governantes. Lembro bem quando se instituiu nesse país a Ditadura Militar. Eu me escorei muito na OAB para não me curvar diante da minha consciência”, relembrou. 

    O presidente Lúcio Flávio declarou como histórica a sessão desta sexta-feira e sublinhou frases no discurso de Iris Rezende. “O senhor replica importantes lições: a política existe para fazer o bem para a coletividade. Quero que fique gravada na memória de cada um”. 

    O vice-presidente Thales Jayme exaltou a grandeza e a humildade de Iris Rezende. “É um exemplo de todos os homens públicos de Goiás. O senhor é um homem que mostrou que o diálogo e o respeito superam tudo”, afirmou Thales. 

    Já o conselheiro seccional Carlos Cruvinel, relator do projeto, lembrou que, em 1981, percorreu todos os municípios do Sul de estado, ao lado de Iris Rezende, durante pré-campanha para o Governo do Estado. “Ele ajudava até ao trocar pneus de uma Brasília e abrir porteiras”, disse de forma saudosa. “A sua liderança e referência política me ajudou na liderança classista. Como pessoa, me devo mais essa”, declarou.

    “Iris assumiu o papel de vanguarda pelas Diretas Já. Relembrou a construção de casas na Vila Mutirão em Goiânia e a construção de “mais de quatro mil quilômetros em rodovias”. 
    Representando do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), o desembargador Wellington Peixoto, lembrou de conhecer Iris Rezende em Nova Veneza, há 40 anos. “A história para nós é viva, ela se mistura, com o prefeito Iris Rezende. Ele encerra a vida pública com retidão e honestidade”, celebrou.

    O desembargador Anderson Máximo, que tomou posse recentemente no TJ-GO, relembrou da foto do então governador Iris Rezende em 1982. “Ele sorria sempre, levantava às multidões”, diz. “Certa feita, um ex-governador me disse foi o seguinte: a maior amizade do poder é a solidão. Hoje, vendo tantas celebrações, digo que você é uma exceção”, destacou. “O senhor sai com a sensação de dever cumprido e o reconhecimento e exemplo de como ser um homem público. Sem questionamentos. É possível fazer o bem e muito bem. Parabéns”, aplaudiu.

    Estiveram presentes na cerimônia: a secretária-geral adjunta Delzira Menezes, a conselheira federal Valentina Jungmann, conselheiros seccionais, além representantes do Governo Estadual e Prefeitura de Goiânia, e advogados que vieram para prestar homenagem ao prefeito Iris Rezende. (Fonte OAB-GO)