UFG recebe estudantes mexicanos para intercâmbio pelo Projeto Paulo Freire
Os estudantes mexicanos selecionados pelo Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica para intercâmbio na Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram de um evento de recepção, nesta terça-feira (10/3), na Faculdade de Letras. No total, são 20 alunos de cursos de licenciaturas integrantes do programa que tem o apoio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O intercâmbio começou na segunda-feira (9/3) e estende-se até o próximo dia 22 de maio.
O evento de recepção contou com a presença da vice-reitora da UFG, Sandramara Matias; da pró-reitora de Graduação, Jaqueline Civardi; do diretor de Relações Internacionais, Francisco José Quaresma de Figueiredo; da diretora da Faculdade de Educação, Lueli Nogueira Duarte da Silva; e de outros integrantes de diretorias da Universidade.
A vice-reitora destacou para os estudantes que eles estão tendo a oportunidade de fazer intercâmbio em uma das principais universidades brasileiras que tem papel fundamental no desenvolvimento da região e do país. “Além de usufruir do conhecimento vocês poderão descobrir um pouco da nossa cultura e da nossa história participando de atividades acadêmicas, científicas e culturais. Espero que vocês sejam muito felizes nesse período”, falou Sandramara.
“Esse intercâmbio é muito importante para que vocês aprendam conosco e nós aprendamos com vocês”, declarou a pró-reitora Jaqueline Civardi. Ela comentou que o Brasil é um país com um “grande coração” e com certeza os estudantes serão bem recebidos.
Sobre a integração cultural, Francisco de Figueiredo explicou que os intercambistas terão a oportunidade de conhecer locais importantes para a história de Goiás, outros com atrativos naturais e ainda está prevista uma viagem para Brasília para que os mexicanos conheçam a capital federal.
A estudante Reyna Suárez, que cursa Pedagogia em San Luis Potosí (MEX), disse está muito realizada com a possibilidade do intercâmbio. “Estamos aqui há apenas dois dias e já vimos muitas coisas diferentes do México, ainda temos muito para viver e tenho certeza que isso vai proporcionar uma mudança positiva para nós tanto profissionalmente como pessoalmente”, argumentou.
Fonte: Reitoria Digital