• Bolsa abre e fecha em menos de 30 minutos, com primeiro circuit breaker e queda de 12%

    Publicado em 16.03.2020 às 11:21

    Infomoney – As fortes emoções para o mercado financeiro continuam. Após entrar em circuit breaker quatro vezes na semana passada, sendo na quinta-feira por duas vezes, o mecanismo foi acionado novamente nesta segunda-feira (16), depois que oIbovespa passou a cair mais de 12%. 

    O mercado repercute a decisão do Federal Reserve de cortar os juros nos Estados Unidos em um ponto percentual para uma banda entre 0% e 0,25%. Foi a segunda reunião extraordinária desde o início da crise do coronavírus e novamente com a interpretação dominante dos mercados é de que o banco central dos EUA exaure suas ferramentas de estímulo monetário sem ser capaz de reaquecer a economia em meio à pandemia em curso (confira clicando aqui).

    Mas o que significa o circuit breaker? Ele é um mecanismo disparado pela bolsa para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.

    Desta forma, toda vez que isso acontece no mercado, a ferramenta é acionada para  rebalancear as ordens de compra e venda dos investidores, protegendo o mercado da volatilidade.

    O “circuit breaker” na B3 funciona assim:

    • se o Ibovespa atingir o limite de baixa de 10% (em comparação ao dia anterior), os negócios serão interrompidos por meia hora.
    • reaberto o pregão, se houver oscilação negativa de até 15%, a interrupção se dá por mais uma hora.
    • voltando a funcionar, com queda de 20%, ocorre suspensão dos negócios por prazo a ser definido pela Bolsa. Nessa hipótese, a decisão deverá ser comunicada ao mercado. De qualquer forma, na última meia hora de pregão, as negociações acontecerão.