Casos Delta mostram carga viral 300 vezes maior do que coronavírus original

Publicado em 24.08.2021 às 13:18

Pessoas infectadas com a variante Delta mais transmissível têm uma carga viral 300 vezes maior do que aquelas com a versão original do vírus covid-19, quando os sintomas são observados pela primeira vez, descobriu um estudo sul-coreano, citado pela Reuters

Mas a quantidade diminuiu gradualmente ao longo do tempo – para 30 vezes em quatro dias e mais de 10 vezes em nove dias – e equiparou-se aos níveis vistos em outras variantes após 10 dias, disse a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA) na terça-feira.

Quanto maior a carga, o vírus se espalha com muito mais facilidade de pessoa para pessoa, aumentando as infecções e hospitalizações, disse um funcionário do Ministério da Saúde, Lee Sang-won, em conferência de imprensa.

“Mas isso não significa que o Delta é 300 vezes mais infeccioso. Achamos que sua taxa de transmissão é 1,6 vezes a variante alfa e cerca de duas vezes a versão original do vírus”, disse Lee.

A variante Delta do novo coronavírus foi identificada pela primeira vez na Índia e a variante Alfa no Reino Unido.(RTP, emissora pública de Portugal)