• Sesi comemora 20 anos do programa Educação de Jovens e Adultos, com mais de 200 mil pessoas capacitadas em Goiás

    Publicado em 2.09.2021 às 18:31

    Há 20 anos o Sesi Goiás promove o resgate de cidadania e inserção social ao proporcionar oportunidade de voltar a estudar a quem não pode concluir a educação básica na idade própria, transformando a vida de milhares de pessoas e contribuindo com a produtividade das indústrias, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que supera marca de 200 mil matrículas. Para celebrar as duas décadas de ações bem-sucedidas dessa modalidade de ensino em Goiás, a instituição realizou quinta-feira (02/09) o evento EJA Sesi Goiás: 20 Anos Transformando Vidas e Formando Campeões, no Sesi Clube Ferreira Pacheco, em Goiânia. A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos de criação da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg).

    Em mensagem de vídeo, o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, abriu as comemorações destacando a importância da EJA. “É uma modalidade de ensino que promove o desenvolvimento de competências e amplia as possibilidades de participação socioeconômica e profissional para o exercício pleno da cidadania, além de favorecer o crescimento das indústrias, uma vez que ela eleva a escolaridade dos colaboradores, contribuindo na redução de acidentes e aumentando a produtividade”, disse.

    Para o gerente executivo do Sesi Nacional, Wisley João Pereira, o trabalho realizado pelo Sesi para elevar a escolaridade de jovens e adultos contribui para a melhoria da economia do País. “Precisamos cada vez mais de profissionais qualificados para atender à demanda da Indústria 4.0. A cada 100 estudantes que entram na pré-escola, apenas metade chega ao ensino médio e 40% não concluem. Garantir a formação básica desses jovens, por meio da metodologia da Rede Sesi de Ensino, que reconhece habilidades e competências adquiridas ao longo da vida, qualificando esse público para o mundo do trabalho, é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, ressaltou. Wisley Pereira participou do evento representando o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor-superintendente do Sesi Nacional, Rafael Lucchesi.



    Valorização do trabalhador

    O superintendente do Sesi Goiás, Paulo Vargas, destacou que a EJA é um dos principais produtos da instituição. “Temos muito orgulho de comemorar 20 anos de atuação na Educação de Jovens e Adultos, de promover a qualidade de vida do trabalhador, ampliando suas oportunidades de emprego e renda, contribuindo efetivamente para melhorar a performance das indústrias”.

    Parceira do Sesi em ações da EJA desse 2017, a indústria São Salvador Alimentos, em Itaberaí, teve bom desempenho em produtividade investindo na escolaridade de seus colaboradores. “A educação faz a diferença na vida das pessoas, com reflexo em toda sociedade e no setor produtivo também. Nesses quatro anos de implantação da EJA na empresa, 122 funcionários formaram e, desses, 34 foram promovidos. E isso é um indicador bem legal, de que estamos no caminho certo, apostando em educação. No momento, temos seis turmas de EJA em andamento, com 156 colaboradores”, explicou a gerente de Gente e Gestão da São Salvador Alimentos, Ana Flávia Perillo.

    Deficiente visual, Rogério Gomes, de 40 anos, concluiu sua formação na EJA em 2017, na Unidade Integrada Sesi Senai Aparecida de Goiânia, e conseguiu ingressar na faculdade de Pedagogia. “A EJA transformou totalmente minha vida, nunca pensava em fazer um curso superior, sou muito grato ao Sesi pelas oportunidades e por oferecer uma educação inclusiva”. O evento contou também com palestras do economista Cláudio de Moura Castro e do consultor do Ministério de Educação (MEC), Genuíno Bordignon.