Vacinação em Trindade atinge mais de 94% da população imunizável com a primeira dose contra Covid-19

Publicado em 4.11.2021 às 15:51

Levantamento da Prefeitura de Trindade aponta que o município já vacinou 94,17%, ou quase todos os 102 mil habitantes imunizáveis com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura também avança na aplicação da segunda dose a cada remessa enviada para a cidade pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde. 

O levantamento é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e do Grupo de Operações de Emergência em Saúde (GOE) da Prefeitura, criado para atuar na pandemia de Covid-19.

O percentual de vacinados com uma dose em Trindade é superior ao de vacinados com uma dose no Estado de Goiás, que era de 72,09% da população goiana no dia 3 de novembro segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. 

O número de trindadenses imunizados com duas doses ou dose única, que chegou a 61,33%, também é superior ao do Estado, que está em 60% dos goianos. 

No Brasil, dados do dia 2 de novembro apontavam 72,57% pessoas imunizadas com a primeira dose, e 54,05% brasileiros totalmente imunizados com a segunda dose ou a dose única. 

Os dados positivos de Trindade refletem o esforço do município em manter postos ativos sempre que chegam novas doses, além de agilizar agendamentos ou até imunizar sem exigir agendamentos, tudo conforme a entrega de vacinas para a cidade.

A vacinação teve início em Trindade em 19 de janeiro de 2021. De lá para cá, 162.590 doses foram aplicadas na população, entre primeira, segunda e dose de reforço.

No próximo mês de dezembro o mundo completa dois anos de convívio com a epidemia de Covid-19. No Brasil, a primeira vítima fatal foi registrada em março de 2020. 

Em maio, Trindade registrava o primeiro óbito, um mês depois de ter sido registrada a primeira pessoa infectada no município. Na época, Goiânia já registrava 39 contaminados. 

Frentes de imunização

Atualmente, a vacinação no município acontece em diferentes frentes, para aplicação de primeira, segunda dose e doses de reforço. 

Conforme o presidente do GOE, Cristiano Galindo, com a finalidade de aumentar ainda mais o número de pessoas imunizadas com a segunda dose, nesta quinta-feira (04/11) haverá vacinação também no parque Lara Guimarães na modalidade drive thru, e na UBS do Jardim das Oliveiras, das 8h às 16h, com agendamento pelo aplicativo “Trindade com Você” e disponível também no site oficial da prefeitura (www.trindade.go.gov.br). 

Na quarta-feira (03/11) ocorreu aplicação agendada da segunda dose da Coronavac e Astrazeneca, à noite, no Parque Lara. De dia, houve vacinação com a segunda dose da Pfizer na UBS do Jardim das Oliveiras.

Ainda na quarta, começou também a aplicação da dose de reforço sem agendamento, voltada aos trabalhadores da Saúde e às pessoas com 60 anos ou mais que tinham tomado a segunda dose há 6 meses, nos dois casos, e para imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias. 

Essas doses de reforço estarão disponíveis enquanto perdurar o estoque entregue, e serão aplicadas sem agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h nas UBSs do Laguna Park, Vila Redenção e Santuário Novo, na Região Central, e nas UBSs da Região Leste, nos setores Bela Vista, Pontakayana e Palmares. É necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

No caso do Jardim das Oliveiras também será aplicada nesta quinta (04/11), a primeira dose para quem tem 12 anos de idade ou mais, e que agendaram. O atendimento será das 8h às 16h.

Já na sexta-feira (05/11) haverá a aplicação de primeira dose no Céu das artes, das 9h às 14h, com agendamento, para 12 anos de idade ou mais.