• 20ª Goiânia Mostra Curtas – 20 anos exibirá mais de 80 filmes

    Publicado em 10.11.2021 às 17:10

    A edição de 2021 da Goiânia Mostra Curtas celebra os 20 anos de realização do festival, consolidado no mercado audiovisual, tanto no Centro-Oeste, como em todo o Brasil. E nessa trajetória de contribuição para a formação de plateia, capacitação profissional e desenvolvimento da área, o público poderá conferir a exibição de 86 filmes. Tudo de forma online e gratuita entre os dias 23 e 28 de novembro.

    As produções estão divididas em mostras ao longo da programação: Filmes Homenagem – Grace Passô; Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil; Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás; 19ª Mostrinha – Filmes Premiados Pelo Júri Popular Infantil; Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil; e Curta Mostra Especial – Nós somos a guerra. Todas as mostras serão exibidas na plataforma digital Innsaei.tv. O link de acesso à plataforma também estará disponível pelo site goianiamostracurtas.com.br.

    Na Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil estarão filmes de 2020 e 2021, com recortes e narrativas do momento social, econômico, político e pandêmico. Os registros desse tempo são surpreendentes, assim como o encanto dessas histórias que os filmes contam. A curadoria é de Beth Sá Freire, diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. 

    Além destes, outros estarão na mostra Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil, com filmes das edições anteriores premiados pelo júri oficial, trazendo um panorama da produção nacional em curta-metragem durante os 20 anos da Goiânia Mostra Curtas, vitrine da diversidade cultural brasileira registrada na linguagem audiovisual. A diretora-geral e produtora do festival, Maria Abdalla, é curadora da mostra, assim como das edições especiais das mostras Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás e 19ª Mostrinha.

    A mostra Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás também apresentará filmes premiados pelo júri oficial nas últimas duas décadas, que representam uma produção regional em franco crescimento, em busca de profissionalização e reconhecimento Brasil e mundo afora. A história do festival também está na 19ª Mostrinha, marcada por levar diversão e educação à sala de cinema. A programação deste ano terá a exibição de filmes premiados pelo júri popular infantil ao longo desses anos.

    Este ano a Curta Mostra Especial, sempre um ponto alto do festival, traz o tema “Nós somos a guerra”, com curtas-metragens brasileiros feitos entre 1968 e 2021, produzidos em diversas regiões e abordando realidades étnicas, sociais, e culturais de enfrentamento face às opressões. Ela tem a curadoria da pesquisadora e crítica de cinema Kênia Freitas, e está dividida em dois programas: “Dissonâncias e Ecos Subterrâneos” e “Corpos em Transe e em Colisões”.

    “Estamos celebrando, com o sentimento de gratidão por toda a história construída até aqui com a Goiânia Mostra Curtas. É isso que queremos levar ao público, além, é claro, de toda a parte de formação, tão importante à indústria do audiovisual, com profissionais consagrados no cenário nacional”, afirma Maria Abdalla.

    A programação do festival segue também com masterclass, oficina, aula, debate, bate-papo, palestra, pocket show e homenagem. Mais detalhes estão disponíveis no site do festival.

    Homenagem

    Nesta edição celebrativa, a 20ª Goiânia Mostra Curtas homenageia a diretora, atriz e dramaturga Grace Passô, em reconhecimento a sua relevância no setor do audiovisual. Na abertura do festival, serão exibidos três filmes dela, que representam sua trajetória de promover sempre uma reflexão do conflito contemporâneo, com o foco no tempo presente. 

    20ª GMC

    A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. De lá para cá, cerca de 290 mil pessoas participaram do evento e mais de 2 mil filmes foram exibidos nas mostras Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Goiás, e Mostrinha. O festival também realizou 68 oficinas, 17 painéis, 48 debates, 58 encontros, e teve 105 homenageados. E nas últimas edições inovou com a Feira Audiovisual, contendo atividades de capacitação e formação no mercado audiovisual.

    Em 2021, na 20ª edição, o festival tem apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.