• Caiado cumpre agenda em Anápolis e Goiânia, nesta quinta-feira (25/11)

    Publicado em 25.11.2021 às 06:56

    O governador Ronaldo Caiado cumpre agenda em Goiânia e Anápolis, nesta quinta-feira (25/11). Pela manhã, às 9h, participa da abertura do 2º Congresso Brasileiro de Direito Religioso, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), em Anápolis. Realizado na sede da Universidade Evangélica de Goiás, o congresso traz o tema “A Economia, a educação e o fenômeno religioso na laicidade colaborativa brasileira”. 

    Às 11h30, já em Goiânia, Caiado descerra a placa que institui a Festa do Pequi nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás). A primeira edição será aberta oficialmente pelo governador na sede do entreposto, que fica na BR-153. A unidade é a responsável pela comercialização do maior volume do fruto no País. A programação do evento, que tem o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e da Goiás Turismo, prevê também celebrações artísticas, com folia de reis do município de Petrolina e Orquestra de Violeiros de Goiás, além da distribuição de milhares de refeições tendo como base a iguaria do Cerrado. 

    Às 15h, Caiado recebe a certificação ONA 2 do Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz. A data, que celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, marca uma nova fase para a unidade de saúde do Governo de Goiás. O banco de sangue estadual recebeu nos dias 28 e 29 de outubro a visita presencial e virtual dos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), instituição acreditadora credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA), na qual foi confirmada a certificação ONA nível 2 à unidade de saúde do Governo de Goiás.

    Com este resultado, o Hemocentro Estadual passa a ser o primeiro banco de sangue público, 100% SUS, acreditado do país. A acreditação de nível 2 – Acreditado Pleno – comprova que a unidade de saúde atende critérios como: cumprimento ou superação, em 80% ou mais, dos padrões de qualidade e segurança; e cumprimento, em 70% ou mais, dos padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades. O certificado é válido por dois anos, quando é realizada nova visita de manutenção do título.

    Já à noite, às 19h, chefe do Executivo participa da abertura do XI Encontro Nacional da Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Copevid), na sede do Ministério Público de Goiás (MPGO). O evento será realizado no formato híbrido: presencial e na modalidade on-line. O encontro segue até sexta-feira (26/11), com o tema “Lei Maria da Penha: Interseccionalidades e alterações legislativas”, tendo como público-alvo integrantes do MP de todo o Brasil, do Poder Judiciário, da rede de atendimento à mulher em situação de violência, além da comunidade acadêmica.