• Lissauer é homenageado na 24ª Conferência da Unale

    Publicado em 25.11.2021 às 17:34

    O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), foi homenageado, com o “Troféu Gratidão”, na noite de quarta-feira, 24, durante a cerimônia de abertura oficial da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada em Campo Grande (MS). A homenagem é um reconhecimento pela parceria e, também, trabalho realizado à frente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas.

    A 24ª Conferência Nacional da Unale ocorre pela primeira vez de forma híbrida, com palestras apresentadas também de forma virtual. Com o tema “Redesenhando os Caminhos do Parlamento”, o objetivo dessa edição é debater soluções e iniciativas de fortalecimento da representatividade dos parlamentos estaduais. A deputada Lêda Borges (PSDB) também acompanha o evento presencialmente. 

    Abertura oficial 

    Na cerimônia, o presidente da comissão organizadora e vice-presidente da região Centro-Oeste, deputado estadual Lídio Lopes (PATRI-MS), destacou o desafio da nova formatação e a importância para o estado de Mato Grosso do Sul sediar o evento presencial. “As articulações foram tantas que conseguimos vencer, em Brasília, para que Campo Grande pudesse sediar a 24ª Conferência Nacional da Unale. O que parecia ser um sonho distante. Agora, temos a maior e mais tecnológica conferência da Unale”, avaliou. 

    Já a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA), fez uma avaliação da própria atuação no comando da entidade, durante o período de pandemia. De acordo com a deputada, essa “foi uma longa jornada”, por isso ela chegou a se auto questionar em relação à presidência da entidade. “Tínhamos muitos planos voltados para jovens e para o empreendedorismo. A Unale parecia se antecipar e investir em novas tecnologias, essenciais nesse período de pandemia. Costumo dizer sempre: ‘tudo na vida tem o seu dia e a sua hora’. Hoje tenho certeza que esse é o lugar que eu deveria estar”, disse. 

    Ivana citou as perdas e a necessidade de recomeço, pontuando projetos inovadores da entidade para contribuir com as assembleias legislativas, no enfrentamento dos desafios da pandemia de covid-19, tais como um banco de leis, acompanhamento da vacinação, dentre outros. “As assembleias se adaptaram rapidamente, o que garantiu alta produtividade. Conseguimos comemorar muitas vitórias, mesmo em tantas perdas. Nunca tivemos uma atuação tão forte”, ressaltou. 

    Homenageado na noite, o presidente da Alego, Lissauer Vieira, parabenizou a presidente da Unale pelo trabalho de inovação e também o evento realizado em Campo Grande, nesse ano, marcado pela celebração do jubileu de prata da entidade. “São 25 anos de história de fortalecimento das assembleias legislativas. Conseguimos trocar experiências e cuidar da vida das pessoas dos estados que representamos. Ainda estamos saindo da pandemia, mas essa 24ª Conferência ficará para a história.”

    O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), agradeceu a presença da comitiva goiana no evento, em especial de Lissauer, pela representação do estado e, também, de todos os presidentes de legislativos. Azambuja abordou, ainda, a importância do Poder Legislativo na construção de agendas positivas para a superação da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Não teria um tema mais apropriado do que o escolhido. Precisamos retomar nossa capacidade de diálogo e o Parlamento é lugar mais adequado. É hora de superarmos os extremos para construir uma agenda propositiva, para enfrentar os desafios, principalmente da economia e da saúde, que ainda não acabaram. E o Parlamento tem papel fundamental na construção das novas agendas. Que dessa conferência possam surgir novos caminhos e soluções.”

    Homenagens

    Além do presidente da Alego, foram homenageados com certificado e troféu os demais 23 ex-presidentes da Unale, destes, quatro in memoriam. Ivana também recebeu uma comenda em alusão aos 25 anos da entidade. A comenda Unale foi entregue, também, ao governador anfitrião Reinaldo Azambuja; ao presidente da Alems, deputado Paulo Corrêa; e ao prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que foi representado pela vice, Adriane Lopes, que, por sua vez, recebeu o troféu gratidão; assim como o secretário estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.

    Programação de quinta-feira

    Dando continuidade a agenda de debates, a Alego participa nesta quinta-feira, 25, de diversos painéis da conferência. Entre elas, a de modernização dos Parlamentos, de gestão inovadora, cenário e tendências econômicas, aspectos econômicos do agronegócio e código eleitoral. São esperadas, para a tarde desta quinta, a presença da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. 

    Prêmio Assembleia Cidadã 

    A Alego concorre, ainda, ao Prêmio Assembleia Cidadã, com o projeto Politizar. As votações para o concurso ocorrem até essa sexta-feira, 26 de novembro, na modalidade presencial para membros da Unale e parlamentares que prestigiarem o evento. A votação pode ser realizada também de forma on-line, por meio do siteoficial da entidade. Para isso, é necessário se inscrever na conferência, por meio de cadastro disponível neste link.

    O programa Politizar é um projeto de iniciativa do Legislativo goiano, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que tem como objetivo aproximar estudantes universitários do poder público, especificamente, do Legislativo, além de contribuir com a formação cidadã e a educação política dos acadêmicos.

    Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores de comunicação e jornalistas políticos dentro do Parlamento estadual.