20ª Goiânia Mostra Curtas encerra edição com engajamento do público na programação online

Publicado em 2.12.2021 às 14:23

A 20ª Goiânia Mostra Curtas, que pela primeira vez foi realizada online, recebeu uma audiência total de 4.000 acessos, incluindo visualizações pela plataforma InnSaei.tv (mostras e filmes), pelo YouTube do Icumam (atividades ao vivo) e pelo Zoom (atividades formativas) onde foram realizadas atividades ao vivo. O festival, que comemorou 20 anos nesta edição, aconteceu de 23 a 28 de novembro, com filmes sendo exibidos até esta última quarta-feira, 1º de dezembro. 

Ao todo foram exibidos 86 filmes de todo o país, de diferentes épocas, divididos em seis mostras: Mostras Comemorativas de 20 anos (Filmes Premiados da Curta Mostra Goiás, Filmes Premiados da Curta Mostra Brasil e 19ª Mostrinha – Filmes Premiados pelo Júri Popular Infantil), Curta Mostra Brasil – Os Caminhos do Brasil, Curta Mostra Especial – Nós Somos a Guerra e Filmes Homenagem – Grace Passô. A exibição contemplou todos os países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Eventos abertos ao público aconteceram também online, como abertura e encerramento, bate-papo, pocket show, palestra e debate. Além desses, ainda fizeram parte da programação atividades de formação, via Zoom, que receberam mais de 300 participantes para aula, oficina e masterclass. O festival ainda envolveu 105 convidados e 60 parcerias. Todas as informações estão disponíveis em goianiamostracurtas.com.br.

Esta foi a primeira edição realizada totalmente online, uma experiência nova para a Goiânia Mostra Curtas. Experiências de aprendizado e adaptação moldaram o festival consolidado para um ambiente onde o público esteve conectado por meio das telas. De acordo com a produtora e diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, apesar das dificuldades, falta de tempo e de incentivo para a preparação do festival, foram momentos únicos de troca e também uma nova oportunidade de transmitir as mostras do festival para países lusófonos. 

Maria Abdalla enfatizou o apoio e participação do público, que sempre foi atuante e receptivo ao festival, valorizando o audiovisual goiano e brasileiro. “Este ano, mais do que nunca, foi uma mostra de aprendizado e força. O audiovisual tem esta força, e a 20ª Goiânia Mostra Curtas é prova viva disto”, concluiu.

2022

A 20ª edição da Goiânia Mostra Curtas foi realizada online e de forma mais reduzida devido ao momento de pandemia, crise e falta e incentivos por parte do poder público para a cultura. A intenção é que o festival retorne em 2022 em formato híbrido e na tradicional data no mês de outubro, a depender dos apoios e recursos necessários para sua realização, além das questões sanitárias ainda incertas.

O Icumam Cultural e Instituto, realizador do festival, luta para que o projeto seja comtemplado nas leis de incentivo e para que haja mais políticas públicas para o setor, beneficiando também outros eventos da área. “Uma história de 20 anos não pode morrer, 20 anos não são 20 dias. Então estamos totalmente empenhados em construir uma edição no ano que vem que contemple a missão que temos de transformação, capacitação e difusão de projetos audiovisuais, voltados para a comunidade. Também lutamos para que outros festivais como o nosso possam continuar existindo e cumprindo esse importante papel na arte e na cultura”, ressaltou Maria Abdalla. 

GMC

A Goiânia Mostra Curtas é um festival que acontece desde 2001, idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto. Em 2021, na 20ª edição, o festival teve apoio de Unimed Goiânia, InnSaei.Tv e Projeto Paradiso; promoção TV Anhanguera | Executiva FM | O Popular, Sesc TV SP e Canal Brasil; co-realização Sesc Goiás; e realização Icumam, Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal.