• EUA anunciam boicote diplomático dos Jogos de Inverno de Pequim

    Publicado em 7.12.2021 às 09:04

    A Casa Branca anunciou na segunda-feira que fará um boicote diplomático da Olimpíada e Paralimpíada de Inverno de Pequim. Atletas americanos terão permissão para participar do evento, mas representantes do governo não comparecerão aos Jogos.

    Autoridades do governo do presidente Joe Biden criticaram repetidamente líderes chineses por abusos de direitos humanos. Segundo eles, o tratamento de muçulmanos e outras minorias na Região Autônoma de Xinjiang Uygur pode ser descrito como genocídio.

    Legisladores vêm pedindo a Biden que se posicione sobre a questão. Os pedidos foram renovados no mês passado depois de a estrela chinesa do tênis Peng Shuai acusar um ex-líder do Partido Comunista de abuso sexual e, em seguida, deixar de aparecer em público por várias semanas.

    Diplomatas chineses já estavam esperando o boicote. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Zhao Lijian disse que tal decisão seria uma mancha no espírito das Olimpíadas. Ele alertou que a China tomaria “contramedidas”, mas sem dar detalhes sobre as mesmas.(NHK, emissora pública do Japão)