Aeroportos mergulham no caos com agravamento da pandemia

Publicado em 27.12.2021 às 06:38

O agravamento das infecções pela variante Ômicron já levou ao cancelamento, desde a passada sexta-feira, de milhares de voos à escala internacional. Às primeiras horas desta manhã, haviam já sido descartadas mais de 1400 ligações aéreas.Os dados são do portal FlightAwareOs destinos chineses e dos Estados Unidos eram, ao início da manhã desta segunda-feira, os mais atingidos pela disrupção global.

As transportadoras aéreas norte-americanas justificam o cancelamento de voos com sucessivos testes positivos para a covid-19 em tripulações. Muitas estão nesta altura em isolamento profilático.

Ao todo, desde sexta-feira, véspera de Natal, foram cancelados mais de oito mil voos. O número de cancelamentos, observa a BBC, representa ainda uma pequena percentagem do total das ligações, mas está acima do que seria considerado normal. E atinge uma época do ano particularmente agitada nos aeroportos internacionais.

A maior parte das ligações aéreas canceladas esta segunda-feira seria assegurada por transportadoras chinesas, incluindo a China Eastern, com 368 voos a ficarem sem efeito, e a Air China, que cancelou 141.

Na lista dos aeroportos chineses mais afetados está o da cidade de Xi’na, onde mais de 13 milhões de pessoas estão sob regime de confinamento geral, face ao recrudescimento dos casos de covid-19.

No Reino Unido, a British Airways anunciou o cancelamento de 42 voos para esta segunda-feira.(RTP, emissora pública de Portugal)