• Primeiro lote de vacinas Covid-19 do ano de 2022 chega ao Brasil

    Publicado em 3.01.2022 às 13:09

    O primeiro lote de vacinas Covid-19 do ano de 2022 desembarcou no Brasil na tarde deste domingo (02). O lote composto por 1,1 milhão de doses da Pfizer chegou ao país pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A vacina de RNA mensageiro deve ser distribuída nos próximos dias aos estados e Distrito Federal.

    Antes disso, os imunizantes devem passar por um rigoroso processo de controle de qualidade e, em seguida, organizados e distribuídos para que cheguem a todas as unidades federativas o mais rápido possível para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu quase 400 milhões de doses de vacinas para todo o Brasil.

    É com o imunizante da Pfizer que, preferencialmente, os brasileiros devem tomar a dose de reforço contra a Covid-19. Até o momento, aproximadamente, 20 milhões de brasileiros já receberam o reforço. A orientação do Ministério da Saúde é que a proteção complementar seja aplicada quatro meses depois da aplicação da segunda dose.

    Em 2022, o Ministério da Saúde receberá dos laboratórios contratados mais de 354 milhões de doses de vacinas. Para este ano, foram contratadas 100 milhões de doses da Pfizer e 120 milhões de doses da AstraZeneca, imunizante produzido na Fiocruz. Outras 134 milhões de vacinas de contratos firmados em 2021 devem ser disponibilizadas aos brasileiros este ano.