• Campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil ultrapassa marca de 390 milhões de doses distribuídas pelo Ministério da Saúde

    Publicado em 5.01.2022 às 16:46

    O sucesso da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil é resultado de uma soma de esforços: o Ministério da Saúde incentivou, a população aderiu, e cada vez mais pessoas estão protegidas contra a doença. Nesta quarta (5), o país ultrapassou a marca de 390 milhões de doses distribuídas aos estados. Com isso, mais de 81% da população-alvo já conseguiu tomar duas doses do imunizante. 

    O primeiro lote de vacinas deste ano desembarcou no Brasil na tarde de domingo (2). O lote composto por 1,1 milhão de doses da Pfizer chegou ao país pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). É com esse imunizante que os brasileiros devem tomar a dose de reforço – que tem a aplicação recomendada para 4 meses depois da segunda dose. 

    Com cada vez mais pessoas vacinadas, os casos de óbitos e internações por Covid-19 seguem caindo. Com isso, o Ministério da Saúde vem conseguindo ampliar o número de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes que necessitem de atendimento por outras doenças, que não a causada pelo coronavírus. 

    Desde o começo da campanha, em janeiro do ano passado, mais de 330 milhões de doses foram aplicadas. A primeira dose chegou para 161,3 milhões de pessoas e a segunda dose foi aplicada em aproximadamente 144 milhões de pessoas. Mais de 16 milhões já tomaram a dose adicional ou a de reforço. Em 2022, o Ministério da Saúde receberá dos laboratórios contratados mais de 354 milhões de doses de vacinas. 

    Ministério da Saúde