• Prefeitura de Trindade cria agenda positiva para retomada do turismo e cultura

    Publicado em 5.01.2022 às 21:12

    Trindade atrai grande número de turistas todos os anos. Com a devoção ao Divino Pai Eterno, é conhecida como a Capital da Fé. Mas, como em todo o país, a pandemia da Covid-19 paralisou parte das atividades relacionadas ao turismo e à cultura. Nos primeiros meses de 2021, quase todas as ações foram canceladas.
    Ainda assim, a Prefeitura de Trindade criou um cronograma de atividades desenvolvido com todos os cuidados exigidos para reintegrar o mercado de turismo e cultura.
    A Agência Municipal de Turismo e Cultura decidiu pela reabertura, no mês de agosto, do CEU das Artes. Daí em diante, várias ações foram realizadas no local, parte em parceria com a Secretaria de Esporte e Juventude.
    As oficinas de música, teatro, ritmos, treinamento funcional, melhor idade, bonecos com EVA, maquiagem artística e materiais recicláveis reuniram mais de 200 alunos com horários definidos. Também aconteceram diversos cursos oferecidos à comunidade como fotografia com celular, informática, pilotagem de drone, olericultura e flores com fibras naturais, que envolveram mais de 100 participantes.
    Ainda no CEU das Artes, foi inaugurado este ano a Pista de Ciclismo XCO- Jatobá com 85 inscritos e um público de mais de 200 pessoas. O local é aberto e totalmente de graça para quem deseja praticar o esporte profissionalmente ou mesmo dar uma volta e se divertir.
    A Prefeitura também desenvolveu atividades no Museu da Memória de Trindade. Foram ministradas aulas na Escola de Arte Sacra, que funciona no local.
    Na Semana Nacional dos Museus, foram realizados dois colóquios virtuais sobre a atividade cultural do Grupo Desencanto e a história do Museu da Memória de Trindade.
    Em 2021, a população de Trindade ganhou um evento especial da Agência de Turismo e Cultura: duas edições do Projeto Museu in Live, nos meses de junho e outubro, com seis artistas goianos, com mais de 5 mil visualizações no YouTube.
    A Casa de Cultura, no Beco dos Aflitos, também passou a receber visitantes este ano, com público controlado. Foram realizadas cinco exposições.
    O Centro Administrativo Municipal também recebeu exposições de mais de 20 artistas trindadenses. A primeira foi no carnaval. Depois, Dia das Mães, bonsai, Trindade 101 anos, consciência negra e, encerrando o ano, o Natal da Esperança com presépios e quadros.
    Os espetáculos teatrais e de dança diversos também ganharam a cidade em diferentes regiões, assim como 17 vídeos culturais e turísticos sobre a cidade.
    A Romaria Virtual foi um espetáculo à parte, oportunidade em que os devotos do Pai Eterno puderam participar, de casa, das orações que aconteceram nas igrejas de Trindade. A cada dia foram compartilhados vídeos diferentes por WhatsApp e YouTube da Prefeitura de Trindade.
    No Distrito de Santa Maria, a Agência de Turismo e Cultura iniciou este ano a Feira de Artesanato e Gastronomia, além das oficinas de modelagem em argila e as atividades da Escola de Artes Plásticas e Pintura em Cerâmica.
    Em março deste ano, a Prefeitura de Trindade realizou a primeira edição do calendário cultural com a distribuição de 1.500 exemplares. Para 2022, já está programada a distribuição de 5 mil exemplares, a partir de janeiro.
    Para facilitar o deslocamento dentro de Trindade entre os principais pontos turísticos, a Prefeitura instalou 42 placas de QRCode, onde o turista pode saber mais sobre o local. 
    Elas estão na Imagem do Divino Pai Eterno, no Portal da Fé; Via Sacra; Igrejas Matriz e Santuário; Praça Constantino Xavier; Vila São Cottolengo; Praça do Romeiro; e Cine Teatro Afipe. Ainda aconteceu a inauguração do Portal do Turismo (https://turismo.trindade.go.gov.br.).
    Para a realização de todas essas atividades foram firmadas diversas parcerias entre órgãos da Prefeitura de Trindade, empresas da iniciativa privada e Sebrae/GO.
    2022 A Prefeitura de Trindade anunciou, na última terça-feira de 2021, a retomada da construção do Centro Cultural Ari Júnior, no Jardim Ipanema, Região Leste.
    As obras terão investimentos de R$ 1 milhão, apenas nesta nova fase. Este será mais um local para a valorização da cultura no município.