• Após testagem no Ginásio e ampliação de unidades exclusivas para sintomas gripais, maioria dos pacientes de baixa complexidade deixam de procurar UPA, em Anápolis  

    Publicado em 28.01.2022 às 07:35

    Com as estratégias para desafogar o atendimento da UPA da Vila Esperança, a média diária de pacientes na unidade diminuiu mais de 30% desde a semana passada, quando as unidades exclusivas para sintomas gripais foram ampliadas e a testagem passou a acontecer apenas no Ginásio Internacional Newton de Faria. “Nesse ano, as síndromes gripais começaram mais cedo, além dos casos de dengue e da propagação da variante Ômicron”, analisa o secretário de Saúde de Anápolis, Júlio César Spíndola, que observa ser a tendência registrada não só no município, mas em todo o país.

    A queda de 474 atendimentos/dia para 319 foi fundamental para normalizar o fluxo do serviço prestado na UPA, cujo perfil é de pacientes de média e alta complexidade. O tempo de espera para as classificações de cor verde e azul (pouco urgentes), representando os casos que podem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde ou com a testagem no ginásio, “reduziu entre uma hora e meia e duas horas”, segundo o coordenador de enfermagem da unidade, Tiago Carrijo. “Pacientes classificados como vermelho têm atendimento imediato. Os muito urgentes levam de 15 a 20 minutos.”

    Resultados
    Entre os dias 9 e 17 de janeiro, a UPA da Vila Esperança atendeu 4.274 pessoas. Do dia 18 a 26, caiu para 2.876. O mesmo aconteceu na unidade do Parque Iracema, que, no mesmo período comparado, baixou de 3.227 para 2.394. Desde o dia 18 de janeiro, pacientes com sintomas gripais foram direcionados para essa e outras seis unidades (Bairro de Lourdes, São José, Vila União, Vila Norte, Arco-Íris e São Carlos), que, entre os dias 18 e 26 de janeiro, atenderam, juntas, cerca de 5 mil pacientes, confirmando o acerto da medida para reduzir a lotação da UPA.

    As seis unidades mencionadas para casos de sintomas gripais leves, seja de pacientes adultos ou crianças, estão abertas todos os dias, das 7h às 22h. Para casos moderados, no Parque Iracema, o atendimento é exclusivo para adultos e aberto 24 horas, como na UPA Pediátrica, que se destina ao público infantil. A testagem no Ginásio Internacional acontece das 10h às 22h todos os dias.