• Conselho Universitário da UFG realiza primeira sessão de 2022

    Publicado em 31.01.2022 às 14:51

    O Conselho Universitário (Consuni) da UFG realizou sua primeira reunião de 2022 nesta sexta-feira (28/1), presidido, pela primeira vez, pela nova reitora da Universidade, Angelita Pereira de Lima. Na abertura do Consuni, ela comentou a não nomeação da primeira colocada na lista tríplice para a Reitoria e a confirmação do seu nome, que era o terceiro da lista. 

    “Quero, como primeiras palavras, agradecer a vocês, do Conselho Universitário, pelas manifestações, pela presença e firmeza nesse momento crucial. A Universidade foi ferida na sua autonomia, esse Conselho foi desrespeitado na sua definição. Lamentável, difícil, mas nos colocou em um desafio extremamente importante que é o de garantir que a Universidade não tivesse impacto negativo em sua estabilidade”, analisou a reitora. 

    Angelita defendeu a necessidade de se reafirmar a indignação e desacordo da comunidade acadêmica com o encaminhamento: “A decisão tomada pela UFG em acatar a decisão está sendo interpretada como uma demonstração de unidade, força e maturidade. Quero reforçar a importância de o Conselho Universitário defender a sua decisão, mais uma vez dizer que fez tudo da forma correta e exatamente por isso foi possível enfrentar a conjuntura da não nomeação do primeiro da lista com a firmeza que enfrentamos”.

    O vice-reitor Jesiel Carvalho, primeiro colocado na lista tríplice para o cargo e nomeado por Angelita, também se posicionou: “Apesar dessa situação difícil de golpe severo que a autonomia da UFG sofreu, com a sabedoria, a coragem, energia e comprometimento institucional, principalmente das professoras Sandramara e Angelita, conseguimos contornar essa situação e evitar que a universidade sofresse um processo mais severo de instabilidade”. Ele também ressaltou que o projeto aprovado na consulta à comunidade será implementado e que a proposta de gestão será apresentada ao Consuni em breve.  

    Fonte: Reitoria Digital