Mais de 300 agentes comunitários de saúde passam por capacitação, em Anápolis 

Publicado em 12.02.2022 às 07:07

Aperfeiçoar os mais de 300 agentes comunitários de saúde sobre questões relativas ao Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB) e, consequentemente, melhorar o acesso da população aos serviços de saúde foi o objetivo principal da capacitação realizada nesta sexta-feira, 11, pelo Núcleo de Educação de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

“O agente de saúde é o principal elo entre a rede municipal e a comunidade. Nossa proposta é capacitá-lo ainda mais para que continue como principal multiplicador na região que atua. Por isso a atualização é necessária, tornando esse elo cada vez mais forte”, destaca a diretora de Atenção Básica, Viviane Kênia de Sousa, acrescentando que essa será uma prática contínua com a finalidade de aprimorar o atendimento à população e acolher os servidores.

Devido aos protocolos sanitários, a capacitação foi dividida em quatro turnos de duas horas para assimilar o conteúdo. Eles foram divididos por região de atuação e, na prática, a capacitação teve o intuito de nivelar o conhecimento dos agentes sobre os indicadores de saúde, esclarecer acerca do financiamento da atenção básica e destacar as atribuições comuns aos membros das equipes, conforme a Política Nacional de Atenção Básica.

Para uma melhor distribuição do conteúdo abordado, a capacitação foi dividida em cinco unidades temáticas: competências da Política Nacional de Atenção Básica; habilitação do sistema de informação (e-SUS); indicadores de saúde com o reconhecimento do planejamento estratégico das equipes; premissas de financiamento da Atenção Básica; e cuidado em saúde.