Mabel lança recapeamento de 30 km no Jardim Novo Mundo
O prefeito Sandro Mabel lançou, na manhã desta terça-feira (14/01), obra de recapeamento de 30 quilômetros de vias no Jardim Novo Mundo, Região Leste de Goiânia. O projeto, que contempla cerca de 85 ruas e avenidas do bairro, foi lançado na Rua Texas, próximo à Praça George Washington.
Mabel destacou que o recapeamento será feito com rigor técnico e garantiu que o chamado “asfalto sonrisal”, pavimentação que começa a se dissolver pouco tempo após ser aplicada ou que apresenta crateras nas primeiras chuvas, não será tolerado em sua gestão.
“Vamos recapear praticamente todas as ruas aqui do nosso Jardim Novo Mundo. É um recapeamento com uma qualidade muito boa. Determinei reforço em nosso laboratório para checarmos a espessura e a qualidade do asfalto que vai ser colocado aqui. Eu não quero saber do asfalto sonrisal. O asfalto tem que ser bom, firme. Se for sonrisal, a gente manda arrancar tudo e faz outro”, disse o prefeito.
Mabel explicou que a obra terá custo de R$ 10,3 milhões e foi possível graças a uma reestruturação orçamentária. “Nós esprememos aqui, pegamos uma ponta de contrato dali, uma ponta de financiamento, misturamos tudo e vamos fazer praticamente todo esse bairro”, completou.
O prefeito reforçou que o recapeamento será uma medida duradoura, diferente dos serviços de tapa-buracos. “Não vamos gastar massa aqui para tapar buraco para depois abrir esses buracos outra vez. Vamos fazer o serviço de uma vez”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura, Francisco Lacerda, destacou que o recapeamento foi estudado para reduzir custos de manutenção no futuro. “Esse programa é interessante porque a gente já estuda vias com alguns problemas estruturais. Fazemos recapeamento e diminuímos o custo de manutenção delas. As ruas são de vários tamanhos. Então, tudo foi analisado e estudado”, completou o secretário.
Período chuvoso
A execução do recapeamento no Jardim Novo Mundo seguirá planejamento que considera as condições climáticas e garante a qualidade do serviço mesmo durante o período chuvoso. O processo pode ser realizado com segurança em dias úmidos, desde que algumas etapas específicas respeitem a condição do solo.
De acordo com a equipe técnica da Seinfra, é possível realizar o recapeamento em período chuvoso desde que o asfalto não esteja molhado no momento da aplicação. O serviço de fresagem (remoção do asfalto antigo) e a colocação da nova capa de massa asfáltica só podem ser feitos quando o tempo estiver firme. Em dias de estiagem, o asfalto antigo é retirado, a via recebe uma camada de selante e, em seguida, a massa nova é aplicada.
Segundo Mabel, o planejamento prevê reconstrução asfáltica em diversas regiões da cidade nos próximos meses. “Nós temos muito asfalto para fazer esse ano, e ano que vem. Vamos fazer muito recapeamento e deixar essa cidade cada vez mais arrumada”, garantiu o prefeito.
O prefeito também ressaltou a importância do alinhamento com a Saneago para evitar que as ruas recapeadas sejam cortadas em seguida para obras de saneamento. “Estamos conversando muito com a Saneago. Eles estavam com 115 obras paradas porque a Prefeitura não licenciava. Agora, estamos licenciando as obras e já entendendo onde elas vão passar, para que possamos fazer o corte no asfalto velho, arrumar e já recapear. Não vamos fazer um asfalto novo para depois cortarem”, explicou o prefeito.
Apoio
O vereador decano Anselmo Pereira afirmou que a obra de recapeamento dará qualidade de vida à população: “Mabel faz esse investimento para dar, primeiramente, qualidade ao trânsito, à mobilidade. E também conforto, pois evita gastar milhões de reais com tapa-buraco, que daqui a pouco teria que voltar a fazer. Não é medida profilática, é definitiva”.
O vereador Igor Franco destacou o comprometimento de Sandro Mabel com os trabalhos para melhorar Goiânia desde o início da gestão: “O prefeito Sandro Mabel está entrando com muito gás, muita determinação e está entregando já os bons resultados no seu 14º dia de mandato. Tem feito muito, e aqui no Novo Mundo não tem mais aquela questão de tapar o buraco. Nós na Câmara Municipal estamos 100% alinhados com as ideias dele, porque são as melhores para nossa cidade”.
A iniciativa da gestão municipal de investir em recapeamento asfáltico também foi elogiada pelo vereador Marquim Goiá: “O tapa-buraco já não resolve mais o problema da malha asfáltica da nossa cidade. Então, o recapeamento vem trazer mais qualidade na malha viária”.
Já o vereador Isaias Ribeiro reforçou o apoio da Câmara Municipal aos projetos da prefeitura: “A gente precisa realmente disso, de ações como essa e tantas outras que virão por aí. E nós, vereadores, temos que apoiar trabalhos como esse, que o nosso prefeito Sandro está fazendo e vai continuar fazendo. Goiânia está precisando demais”.