• Senado vai fazer sessão especial em homenagem aos médicos nesta segunda

    Publicado em 26.10.2020 às 11:31

    O Senado vai promover uma sessão especial de homenagem aos médicos nesta segunda-feira (26), às 16h. A sessão, sugerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), será realizada de forma remota.

    Segundo Izalci, os médicos sempre se dedicaram muito a cuidar da saúde das pessoas. Durante este ano de pandemia, porém, essa missão se tornou ainda mais especial, pois os médicos trabalharam de forma incansável nas emergências e nas UTIs para salvar vidas, destacou o senador. Izalci ainda lamentou que muitos deles também tenham sido vítimas da covid-19.

    — Todos merecem nosso respeito, gratidão e reconhecimento e, por isso, vamos realizar esta sessão especial e inédita — declarou o senador.

    Entre os convidados para a homenagem, está o primeiro vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Donizetti Giamberardino, e o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), Farid Buitrago Sánchez. Os presidentes do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (Sindmédico), Guttemberg Fialho, e da Academia de Medicina de Brasília, Marcus Vinícius Ramos, também estão entre os convidados para a sessão especial.

    São Lucas

    O Dia do Médico é comemorado no Brasil em 18 de outubro. Outros países como Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra, Bélgica e Polônia comemoram no mesmo dia. A data foi escolhida porque também é o dia de São Lucas. Conforme a tradição cristã, Lucas foi médico. Ele escreveu o evangelho que leva seu nome e também o livro de Atos dos Apóstolos. Em uma de suas cartas bíblicas, o apóstolo Paulo de Tarso chama Lucas de “médico amado”.

    Fonte: Agência Senado