Prefeitura avança em inteligência fiscal

Publicado em 31.10.2020 às 12:37

A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta semana a implantação de equipamentos e softwares de inteligência fiscal para tornar mais ágil e eficiente a administração tributária e a gestão dos gastos públicos municipais. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM), mais de R$ 27 milhões já foram destinados para a modernização da área.
De acordo com a secretária de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Zilma Peixoto, a ampliação da estrutura de gestão fiscal contribui para a consolidação da sustentabilidade financeira do Executivo Municipal. “Com a implementação dos novos dispositivos e sistemas de informação, nós vamos entregar mais eficiência, legalidade e transparência na geração de receitas da Prefeitura, que é a base para fortalecer a nossa capacidade de gestão e fazer sair do papel as políticas públicas do município”, afirmou a auxiliar de Iris Rezende.
“O desempenho da gestão fiscal reflete de forma direta no potencial da Prefeitura para atender as demandas da sociedade oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que vivem aqui”, explicou Zilma Peixoto.
Com os novos equipamentos, a Secretaria de Finanças pretende criar um Cadastro Multifinalitário dos contribuintes, que será atualizado com imagens de satélite de imóveis residenciais, comerciais e de terrenos; simplificar o cumprimento das obrigações tributárias para os cidadãos e empresas, além de processar e armazenar informações com maior segurança e integração entre os sistemas da Prefeitura e bases de dados de órgãos estaduais e federais. 
Na prática, a instalação dos dispositivos melhora a eficiência operacional e combate de forma mais robusta a inadimplência e a sonegação. De acordo com o superintendente de Planejamento Governamental da Prefeitura de Goiânia, Rafael Rocha, os mecanismos de controle dos gastos públicos também serão aperfeiçoados. “A modernização da nossa infraestrutura tecnológica vai impactar também o controle e a qualidade das despesas que são efetuadas, com um monitoramento mais rigoroso dos gastos”, afirmou. 
Outro avanço importante alcançado com a utilização da tecnologia adquirida é a automatização de processos e fluxos de trabalho. “Com a hiperconvergência e os novos sistemas que estamos implantando, a Prefeitura automatiza o trabalho de cobrança do cumprimento das obrigações tributárias, o que reduz seu custo para o poder público”, explica Rafael Rocha.